top of page

01

APRESENTAÇÃO

Grupo de Pesquisa em

TEORIAS DO ESPAÇO FICCIONAL

 

Prof. André Pinheiro

[líder do grupo de pesquisa - CNPq]

Universidade Federal do Piauí

Apresentação:

 

Ao longo dos séculos, a categoria do espaço teve papel negligenciado no panorama dos estudos literários. De certo modo, o fato é justificável, pois a própria noção de espaço não tinha um conceito muito bem definido dentro da teoria da literatura. Na maioria das vezes, ele era considerado uma categoria inanimada, cuja função mais recorrente era apenas constituir um pano de fundo para que se desenvolvessem as ações dos personagens. Em outras palavras, o espaço não passava de uma fôrma vazia preparada para receber um determinado conteúdo. No entanto, o cenário mudou muito nas últimas décadas e cada vez mais o espaço atrai para si o interesse dos pesquisadores, que passaram a analisá-lo como uma categoria orgânica, heterogênea e relacional. Evidentemente, a contribuição advinda de outras áreas do conhecimento (notoriamente da Física, da Geografia e da Arquitetura) muito auxiliou no rumo dessa mudança. Hoje em dia, parece ser atitude consensual entender o espaço como um elemento dinâmico, cujo conceito envolve necessariamente as noções de experiência, percepção, simbologia, historicidade e organização estrutural.

 

Objetivo Geral:

 

O principal objetivo deste grupo de pesquisa é analisar o modo como a categoria do espaço é estruturada nas obras literárias, privilegiando um tipo de abordagem que busca integrar de forma dialética os aspectos imanentes do texto e a realidade sociocultural que condicionou a sua criação. Pretende-se extrair o que há de mais relevante nas muitas teorias sobre o espaço ficcional e a partir de então promover uma análise de caráter mais abrangente e orgânico.

 

Objetivos Específicos:

  • Levantar dados, discutir e analisar as diversas teorias sobre o espaço ficcional;

  • Analisar obras literárias a partir de diferentes perspectivas do espaço;

  • Investigar de forma incisiva alguns conceitos caros para a teoria do espaço, como o cronotopo (Bakhtin), a heterotopia (Foucault), a topoanálise (Bachelard), a topofobia e a topofilia (Tuan);

  • Analisar as diferentes formas de representação da cidade, sobretudo a metrópole moderna;

  • Estabelecer contrapontos entre as imagens da cidade e do campo;

  • Investigar as diversas metáforas espaciais;

  • Analisar a relação do espaço com o corpo.

Trecho do Poema "Do Concreto Aparente"

Eucanaã Ferraz

 

(...)

Tão extrema, pele nenhuma,

ela própria osso, concórdia aparente

entre a ruína e o aço.

Não há nada para agendar agora. Verifique em breve.
BOOK NOW
bottom of page