top of page

Distribuição das

LINHAS DE PESQUISA

Cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq no ano de 2014, o Grupo de Pesquisa em Teorias do Espaço Ficcional congrega estudos referentes às mais variadas teorias acerca do segmento espacial que estrutura uma obra de arte. Tem por objetivo discutir o modo pelo qual a categoria do espaço aparece em uma obra ficcional, privilegiando um tipo de abordagem que busca integrar de forma dialética os aspectos imanentes do texto e os segmentos de ordem extrínseca. De caráter interdisciplinar, o grupo compreende o espaço como sendo um objeto de natureza dinâmica, cujo conceito envolve as noções de experiência, percepção, simbologia, historicidade, organização estrutural, dentre outras. O grupo de pesquisa está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea da Universidade Federal do Piauí – UFPI e se constitui a partir das seguintes LINHAS DE PESQUISA:

 

O Espaço como Redução Estrutural:

Ancorada nos estudos de Antonio Candido, esta linha de pesquisa pretende analisar o modo pelo qual o escritor converte os dados de um espaço exterior à obra em uma estrutura literária de valor relativamente autônomo. Trata-se, portanto, de um método de análise que busca avaliar de forma dialética as relações estabelecidas entre a literatura e a sociedade. Espera-se que o analista possa, através do exame do espaço literário, compreender os mais variados segmentos da ordem social.

PALAVRAS-CHAVE: Redução estrutural; Literatura e sociedade; Antonio Candido.

Princípios da Topoanálise:

Tomando como ponto de partida os estudos de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação criadora, esta linha de pesquisa busca promover uma análise da categoria espacial a partir de sua configuração simbólica. Compreendendo o espaço como uma imagem culturalmente instituída, o analista deve expor uma relação de arquétipos que dê sentido ao espaço representado em um texto literário. Depois, espera-se que ele também possa explicar os mecanismos de movimentação interna da obra.

PALAVRAS-CHAVE: Topoanálise; Espaço simbólico; Gaston Bachelard.

 

Valores Cronotópicos na Literatura:

Fundamentada nos estudos de Mikhail Bakhtin, esta linha de pesquisa procura investigar o modo como o cronotopo (ou seja, a interligação das categorias espacial e temporal) é assimilado artisticamente no texto literário. De natureza extremamente dialógica, a noção de cronotopo pressupõe um trabalho analítico que se volta tanto para os aspectos temático-estruturais da obra, quanto para os seus aspectos socioculturais e históricos.

PALAVRAS-CHAVE: Cronotopo; Crítica dialética; Mikhail Bakhtin.

 

Estudos da Condição Urbana:

Esta linha de pesquisa busca analisar os mais variados aspectos da condição urbana representada na literatura. De caráter interdisciplinar, o foco de sua investigação recai sobre o modo como a cidade (e suas possíveis relações com o campo) é concebida dentro de uma obra literária, empregando teorias advindas de outras áreas do conhecimento – como a geografia, a história e a arquitetura. Também interessa à linha de pesquisa averiguar as relações de poder difundidas em um determinado espaço.

PALAVRAS-CHAVE: Condição urbana; História e teorias da cidade; Relações de poder.

bottom of page